O Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, inaugura, no dia 30 de outubro, a exposição temporária “A (IM)Persistência da Memória”, da autoria de Fernando Sousa Cardoso, que ficará patente ao público até 10 de janeiro. A mostra cruza a literatura e as artes visuais, convidando o público a refletir sobre a memória, a identidade e a permanência das experiências humanas.

Constituída por 36 obras, a exposição propõe uma revisitação autobiográfica e autoficcional de espaços, lugares, pessoas e costumes que marcam o percurso e a identidade do artista. Partindo da Casa da Pena, passando pela Livração e culminando em grandes alegorias da Humanidade — o Amor, a Guerra e a Morte —, Fernando Sousa Cardoso constrói um universo artístico que procura recuperar e reinterpretar as memórias que o constituem, bem como os laços que o ligam aos lugares e às experiências que marcaram a sua vida.

Neste percurso, Marco de Canaveses assume um lugar de destaque, particularmente através da Livração, território cujos costumes e tradições integram a memória coletiva da região do Douro Litoral. A exposição estabelece, assim, uma ligação entre a experiência pessoal do artista e a identidade cultural do território, evidenciando o papel dos lugares, das recordações e das tradições na construção de uma memória partilhada entre gerações.

A literatura assume igualmente um papel central no programa de inauguração, aprofundando o diálogo entre a palavra e a imagem e ampliando a reflexão sobre a ausência, a recordação e a forma como o passado permanece no presente.

O programa de inauguração tem início às 18h00, com o poeta Jorge Velhote a apresentar A Paixão da Ausência. Uma Leitura de O Susto, de Agustina Bessa-Luís, da autoria de José Vieira. Segue-se, às 18h30, a inauguração da exposição, durante a qual Fernando Sousa Cardoso acompanhará os visitantes, partilhando algumas palavras sobre as obras e o seu processo criativo. O programa termina pelas 19h15, com Verde Honra.

Com esta exposição temporária, o Museu Carmen Miranda reafirma o seu compromisso com a promoção e a divulgação da criação artística e literária, proporcionando ao público o contacto com diferentes linguagens e perspetivas culturais. A iniciativa contribui igualmente para a valorização do património imaterial e das memórias e referências identitárias que fazem parte da história e da cultura de Marco de Canaveses.

O Município do Marco de Canaveses convida toda a comunidade a participar nesta iniciativa cultural e a visitar a exposição, descobrindo o universo artístico de Fernando Sousa Cardoso e as história, os lugares e as memórias que dão forma a “A (IM)Persistência da Memória”.