O Município do Marco de Canaveses reuniu esta segunda-feira, dia 21 de outubro, com o Conselho Local de Ação Social (CLAS) donde resultou o parecer favorável para a constituição de um Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES). A nova resposta social, apresentada pela Câmara Municipal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, funcionará nas instalações da antiga Escola da Bouça da Carreira, na Freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro, propriedade do Município.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, “este é um projeto que era considerado pela rede social como prioritário, explanado no Plano de Desenvolvimento Social, e é também um compromisso assumido por este executivo municipal para o mandato, no âmbito da ação social, para apoio em situações de emergência, como por exemplo, vitimas de violência domestica, de pessoas em situação de sem-abrigo e acolhimento de refugiados.

“Para esta nova resposta de emergência social será realizado um protocolo de cedência das antigas instalações da Escola da Bouça da Carreira, na Freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro, que se encontra atualmente desativada e que reúne as características necessárias para ser adaptada para Centro de Acolhimento. Claro que estamos a referir-nos a um espaço com caráter provisório e temporário, cujo objetivo fundamental é estabilizar as famílias ou indivíduos, sempre com vista à posterior inserção social.” reforça a Presidente.

O CAES integra até 10 dormitórios, mediante a tipologia do agregado familiar (isolado, nuclear, monoparental), e pretende ser uma resposta no que respeita ao alojamento, transitório e temporário a pessoas e famílias.