De um momento para o outro a realidade alterou-se, a obrigação de confinamento e isolamento social em virtude do perigo de contágio por coronavírus impossibilitou os portugueses de recorrerem, com a mesma periodicidade usual, ao comércio tradicional para executarem as suas compras. Consequência, o comércio de bens não essenciais viu-se obrigado a encerrar.

De forma a encontrar respostas para as necessidades consumidores e para tentar minimizar o impacto destes encerramentos na economia das empresas marcoenses, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, juntamente com a AEMarco – Associação Empresarial de Marco de Canaveses estabeleceu uma parceria com o DOTT, uma plataforma de venda online, o maior shopping online do país com mais de 2 milhões de produtos, desde bens essenciais, a moda e calçado, produtos para animais ou telemóveis e comunicações, entre outros.

O objetivo, desta parceria, é trazer para o canal online todas as pequenas e médias empresas marcoenses, ligadas ao retalho ou venda de bens físicos, proporcionando-lhes aqui a venda dos seus produtos. Todo o processo será completamente gratuito, ou seja, sem comissões associadas, até 30 de abril.

Para Cristina Vieira, Presidente da Câmara do Municipal de Marco de Canaveses, esta parceria “é uma das ferramentas que o Município está a promover de forma a manter a atividade económica essencial para a sobrevivência do nosso comércio local e da manutenção do emprego que lhe está associado, nesta época de crise. É também uma ferramenta importante para capacitar os comerciantes para a adesão ao comércio online que cada vez mais surge como tendência de futuro.”

Manuel Ferreira, Presidente da Direção da AEMarco, evidencia “a utilidade da plataforma, que permite aos comerciantes locais manter os laços de confiança com os seus clientes e faz com que à sua dimensão não quebre o circuito da economia.”

Segundo Gaspar d’Orey, CEO Dott “Sentimos que temos uma responsabilidade social para com a economia portuguesa – as PME’s do nosso país empregam mais de três quartos da força de trabalho nacional e, a permanecerem fechadas, serão sinónimo de abrandamento económico, indesejável a todos. Por isto, o online passou a ter um impacto grande na vida dos portugueses dadas as restrições de movimentação, e no Dott tudo faremos para ajudar.”