Um encontro de excelência que reúne alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais
O Município de Marco de Canaveses vai assinalar, em novembro, os 180 anos do nascimento de Eça de Queirós com a realização do Congresso Internacional Eça com Norte, uma homenagem ao mais importante romancista da literatura portuguesa e à sua profunda ligação ao Norte de Portugal.
O evento realiza-se entre 20 e 22 de novembro no Emergente – Centro Cultural e junta mais de 20 especialistas provenientes de cerca de 20 universidades nacionais e estrangeiras, incluindo instituições de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Brasil e Cuba. Investigadores de referência, como Isabel Pires de Lima, Irene Fialho, Maria João Simões, Helder Garmes, Orlando Grossegesse, Pedro Schacht Pereira integram um programa de excelência, a que se juntam figuras da política, da cultura e da literatura como João Botelho, Mário Cláudio, Augusto Santos Silva, Luís Filipe Castro Mendes, Rui Vieira Nery, Ana Bárbara Pedrosa e Pedro Lamares.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses: “Esta iniciativa é uma grande aposta da Câmara Municipal na sua estratégia de valorizar a cultura e afirmar o concelho como território de pensamento e criação artística e literária. Eça continua a ser um autor profundamente atual, pela forma como nos ajuda a compreender quem somos e o país que queremos ser, e por isso assinalar os 180 anos do seu nascimento é também celebrar a nossa identidade”.
O programa inclui conferências, painéis temáticos, tertúlias, leituras, sessões de cinema e outros momentos artísticos sobre o legado literário e cultural de Eça, as suas influências e diálogos com outras artes, bem como a atualidade do seu pensamento.
O congresso encontra-se acreditado como uma ação de formação, na modalidade Curso de Formação, para Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 400 e 410.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlwemquqYVj8uw_pMMLtq-8pTa3gQKMc33TW-SGaBdhvU4dA/viewform
Eça com Norte será um evento multidisciplinar, democrático e cosmopolita, aberto às escolas e à sociedade civil, num claro sinal de interesse por um escritor de dimensão universal.
O evento é uma organização da Câmara Municipal do Marco de Canaveses em parceria com grupos das universidades de Lisboa, Aveiro e Complutense de Madrid.


