A carregar Eventos

Espetáculo inspirado num conto tradicional do norte de Portugal, apresentado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Sinopse:

“As lendas de mouras encantadas e seres fantásticos povoam todo o país. Do norte conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água. Este é o início de uma extraordinária história.

À noite quando percorro as ruas recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

Por momentos a carroça pára. A senhora está com sede e do seu carro saem caixas. Ali, perante os nossos olhos faz acontecer a história que vos vou contar. Dizem que existe uma criatura sedenta de ouro e ela aprisiona jovens mouras para que se penteiem no poço e dos seus cabelos brotem pepitas de ouro que guarda e coleciona. Durante a noite a jovem chora enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço onde se vai buscar água. Primeiro serpente, depois touro e por fim cão que o aguadeiro consegue derrotar. Ali o encantamento da moura termina e a jovem foge com o aguadeiro. A criatura fica só, aguardando, sem ouro, à espera de outra jovem moura. E a carroça continua a sua viagem…”

👉 Maiores de 4 anos de idade

👉 Duração: 40 minutos

Ficha artística:

Direção artística e interpretação: Filipa Mesquita

Marionetas e cenografia: enVide neFelibata

Figurino: Patrícia Costa

Desenho de luz: José Machado

Produção executiva: Teatro e Marionetas de Mandrágora

Apoio: Câmara Municipal de Espinho, Câmara Municipal de Gondomar, Fórum de Arte e Cultura de Espinho

🎟 Os bilhetes para o espetáculo são gratuitos e podem ser levantados presencialmente no Emergente.

🕒 Horário:
➡️ De Segunda a Sexta: 9h30-12h30 e 14h00-18h00