Hora local: 14:43
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Visitar > Turismo > Rota dos Vinhos do Marco

Rota dos Vinhos do Marco

 

Fundado a 31 de Março de 1852, no concelho do Marco de Canaveses emerge uma identidade histórica plena de vestígios arqueológicos e patrimoniais. Referência obrigatória à cidade romana de Tongobriga, a um importante circuito românico religioso e civil e à arte contemporânea, materializada pela Igreja de Santa Maria, do arquiteto Siza Vieira.

Os Rios Douro e Tâmega envolvem o concelho do Marco de Canaveses, com as suas albufeiras do Torrão e do Carrapatelo, convidando o visitante à descoberta de sensações e emoções.

Na paisagem surgem maciços verdes deslumbrantes, marcados por uma diversidade de microclimas oriundos dos inúmeros vales, rios e riachos que serpenteiam por entre encostas situadas a baixa altitude. Aqui abrigam-se castas tradicionais, acolhidas em patamares de média e pequena dimensão. O clima atlântico, invernos muito chuvosos e verões relativamente secos e quentes, mas com amplitudes térmicas moderadas, bem como a base dos solos granítica, conferem uma textura de base arenosa com excelentes propriedades de drenagem, muito útil à qualidade singular das nossas uvas.

As castas Arinto, Azal e Avesso dominam a paisagem dos nossos vales e têm neles o seu berço, surgindo ainda a Trajadura, o Loureiro e o Alvarinho. São estas as castas que brindam pela qualidade dos vinhos brancos do nosso concelho.

O Vinhão, Azal tinto e Borraçal são a génese dos nossos tintos. O Padeiro e o Espadeiro criam vinhos únicos de cor rosada mas de forte carácter, tal como os povos que cá habitam desde tempos milenares.

Os vinhos verdes brancos são frutados, cheios de juventude, frescura e mineralidade; os verdes tintos são intensos, de cor muito marcada e taninos robustos; os rosados emanam aromas definidos, frutados e irreverentes, sublimando agradáveis reflexos de cores salmonadas, num todo refrescante e suave.

Conheça os Vinhos da Rota dos Vinhos do Marco e usufrua de uma experiência integrada, alicerçada também na gastronomia, no artesanato e no património natural e edificado deste concelho hospitaleiro: Marco de Canaveses.

Brochura da Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses

 

Rota dos Vinhos do Marco em Portal de Turismo