Hora local: 07:43
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Inaugurada a exposição “A Arte de Fotografar”

2012/10/28

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, inaugurou no passado dia 26 de Setembro, a exposição "A Arte de Fotografar", da autoria de Eduardo Teixeira Pinto.

Falecido em Janeiro de 2009, o autor deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, sendo vontade da família promover a sua divulgação com a referida exposição. Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

O Espaço Arte - Museu Municipal Carmen Miranda acolhe, até ao próximo dia 19 de Outubro, esta exposição itinerante que traz a público uma selecção de 38 fotografias a preto e branco, dos anos 50, 60 e 70, premiadas a nível nacional e internacional.

Emocionadas, as filhas de Eduardo Teixeira Pinto agradeceram à Câmara Municipal do Marco de Canaveses, «a oportunidade de expor publicamente esta mostra que nos é muito especial, uma vez que todas as fotografias desta exposição foram escolhidas pelo nosso pai», afirmando ainda que «o nosso objectivo é levar esta exposição itinerante o mais longe possível, para que o público fique a conhecer o trabalho do nosso pai, que tinha uma enorme paixão pela fotografia, mas que fugia de qualquer mediatização».

Usando da palavra o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, enalteceu «o gesto e a homenagem da família de Eduardo Teixeira Pinto que era, claramente, um homem sensível, discreto, que através da lente da sua máquina fotográfica conseguiu captar momentos únicos, triviais e insólitos, numa perspectiva rica e diversificada de um mundo real com que facilmente nos identificamos», referiu o Autarca.

A exposição "A Arte de Fotografar" é uma mostra que «vem enriquecer este Espaço Arte, que tem vindo a receber inúmeras exposições, sobre as mais diversas temáticas. Exposições de qualidade, diria mesmo, de excelência que dinamizam a actividade cultural do Concelho, chamando ao nosso Museu Municipal muitos visitantes», sublinhou Manuel Moreira.

Outras notícias