Hora local: 18:11
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses promove “TâmegaSousa Empreendedor” junto de empresários e empreendedores do concelho

2017/06/06

Realizou-se hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Marco de Canaveses, uma sessão de divulgação da Rede de Apoio à Atividade Económica "TâmegaSousa Empreendedor".

Uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM - TS), e da qual o Município do Marco de Canaveses faz parte integrante, «pois consideramos vital que os Municípios deste espaço regional se reúnam, analisem e preparem - com base nas mais-valias e debilidades de cada um dos concelhos - uma estratégia concertada, coesa e diferenciadora para que possamos afirmar a nossa identidade e potencialidades na região e no país. Queremos unir, num projeto supramunicipal, um legado histórico, cultural, social e económico, capaz de posicionar esta sub-região do Tâmega e Sousa como uma referência em Portugal», referiu o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, na abertura da sessão.

Com o objetivo de promover o planeamento e a gestão estratégica de desenvolvimento económico, social e ambiental do território, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa celebrou, em 2015, protocolos de cooperação com vários parceiros, que permitiram desenvolver uma rede de apoio ao tecido económico da região, com postos de atendimento em todos os concelhos - Balcão do Empreendedor, a criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor (back-office) e a Constituição de uma Rede de Mentores.

«Alargar e diversificar a atividade empresarial já existente no nosso concelho e na região; Atrair novos investidores e incentivar o empreendedorismo, internacionalizando as nossas empresas e tornando-nos mais competitivos; bem como apostar na qualificação e na formação dos cidadãos, e na valorização dos recursos existentes na região do Tâmega e Sousa e no concelho do Marco de Canaveses, são também objetivos deste projeto», frisou Manuel Moreira.

«Queremos apoiar aqueles que possuem habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando posteriormente resultados positivos. Um apoio importante para que o empreendedorismo na nossa terra ganhe força e possa contribuir para a criação de riqueza no concelho, na região e no país, promovendo o crescimento económico e melhorando as condições de vida da população», ressalvou o Autarca.

No fundo, a Rede de Apoio à Atividade Económica e Empreendedorismo na região do Tâmega e Sousa, apresentada pelo Primeiro-Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, traduz-se num projeto que visa estimular, impulsionar e revitalizar áreas importantes para o desenvolvimento económico da região.

A fim de dar mais visibilidade à Rede e de estimular o empreendedorismo na região, foi lançado também o Prémio "Tâmega e Sousa Empreendedor - Onde as ideias se concretizam", que cumpre este ano a segunda edição.

Cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este concurso visa distinguir e apoiar iniciativas sociais, projetos e ideias de negócio inovadoras e criativas e, acima de tudo, corroborar o estímulo ao empreendedorismo no território.

As candidaturas ao prémio decorrem até 30 de junho (empreendedor.cimtamegaesousa.pt), sendo três as categorias a concurso: 1. Ideias com futuro, 2. Empresas com futuro, 3. Inovação social com futuro.

Ao concurso podem participar empresas, cidadãos com ideias de negócio, bem como, entidades do setor social.

A sessão contou ainda com intervenções de Cristina Santos da CIM e da Elsa Pinheiro da Cooperativa Dolmen, que procederam à apresentação do sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego (SI2E).

Outras notícias