Hora local: 20:53
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Comissão Municipal de Defesa da Floresta e Comissão Municipal de Proteção Civil reuniram

2017/06/07

Realizaram-se, na Câmara Municipal do Marco de Canaveses, as reuniões da Comissão Municipal de Defesa da Floresta e da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta foram apresentados e aprovados o Plano Operacional Municipal do Marco de Canaveses para o ano 2017 e o Plano de Fogo Controlado para a Serra de Aboboreira. Foi também apresentado, pela Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, o projeto para a plataforma "GEOFOREST".

Relativamente ao Plano Operacional Municipal, este estabelece a estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais ao nível das ações de vigilância, deteção, fiscalização, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndios.

O Plano de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira é intermunicipal e foi elaborado, em conjunto, com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega e os Municípios que partilham aquela Serra: Marco de Canaveses, Amarante e Baião. Este Plano tem como finalidade criar uma "zona tampão" aos grandes incêndios que normalmente afetam a Serra da Aboboreira, através da diminuição da carga de combustível com recurso à utilização do fogo.

Já o Projeto GEOFOREST passa pela elaboração conjunta de uma plataforma colaborativa para o setor florestal e tem como objetivo a criação de uma estrutura que englobe as questões relacionadas com a defesa da floresta contra incêndios e a sensibilização da população, possibilitando um conjunto de ferramentas de apoio à decisão quer no teatro de operações quer no gabinete.

No que concerne à reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, foi apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, e aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Operações -Incêndios Florestais.

Este Plano Identifica o dispositivo preparado para a prevenção e combate aos incêndios florestais no concelho do Marco de Canaveses e estabelece a estrutura de Direção, Comando e Controlo das operações de prevenção, socorro e assistência, em especial perante cenários de risco e/ou de complexidade operacional acrescida, facilitando assim a ativação e operacionalização do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, caso esta se revele necessária.

 

Outras notícias