Hora local: 23:32
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Espaços do Cidadão inaugurados no concelho do Marco de Canaveses

2017/06/20

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, inaugurou esta terça-feira, dia 20 de junho, os dois primeiros Espaços do Cidadão do concelho.

De manhã, foi inaugurado, no edifício da Câmara Municipal, o "Espaço do Cidadão dos Paços do Concelho" e, no período da tarde, no edifício da Junta de Freguesia (no antigo Gabinete do Munícipe), o "Espaço do Cidadão de Alpendorada, Várzea e Torrão". Balcões únicos de atendimento personalizado, que permitem acesso a diferentes entidades e a inúmeros serviços da Administração Pública (Central e Local).

José Mota, Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, e os Vereadores Gorete Monteiro e Vitor Gonçalo, associaram-se à iniciativa.

O Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central e Local, permitindo que todos os serviços públicos que podem ser prestados digitalmente estarão disponíveis online, de forma a reduzir tempos de espera e custos e de forma a aumentar a eficiência e produtividade dos funcionários da Administração Pública.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, «a inauguração destes novos espaços do cidadão reforça o desenvolvimento do concelho, trazendo maior igualdade no acesso a serviços do Estado e da Câmara Municipal. É uma panóplia de diferentes serviços de várias entidades da administração central e local, que passa a estar mais próxima dos cidadãos, como por exemplo: revalidar a carta de condução ou alterar morada, marcar consultas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pedir certidões de registo predial, entre outros serviços da administração central, bem como realizar um conjunto de serviços da Câmara Municipal».

Estas estruturas resultam de uma parceria estratégia entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em que aquela disponibilizou o mobiliário, o equipamento informático e a formação dos funcionários, sendo que a Câmara Municipal disponibiliza os recursos humanos, as instalações e os encargos das mesmas, incluindo comunicações.

«Procuramos assim investir na proximidade administrativa através da aposta na descentralização dos serviços públicos, combatendo a infoexclusão e promovendo a igualdade social, a coesão e o desenvolvimento do nosso território», sublinha Manuel Moreira referindo ainda que «a descentralização dos serviços significa poupança de tempo e de dinheiro em deslocações».

Para o concelho do Marco de canaveses estão ainda previstos mais três Espaços do Cidadão, sendo que no próximo dia 23 de junho, às 15h00, será inaugurado o "Espaço do Cidadão de Soalhães" e às 16h00, o "Espaço do Cidadão de Bem Viver". No sábado, dia 24 de junho, às 15h00, será a inauguração do "Espaço do Cidadão de Vila Boa de Quires e Maureles".

«Penso que, desta forma, teremos uma cobertura geográfica equilibrada do concelho e com uma administração pública mais próxima dos cidadãos», notou o Autarca.

Outras notícias