Hora local: 04:51
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Inaugurados Espaços do Cidadão de Soalhães, Bem Viver e Vila Boa de Quires e Maureles

2017/06/27

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses inaugurou no dia 23 de junho, os Espaços do Cidadão de Soalhães e de Bem Viver. Já sábado, 24 de junho, foi inaugurado o Espaço do Cidadão de Vila Boa de Quires e Maureles.

Localizados nas instalações das respetivas Sedes das Juntas de Freguesia, ficou assim completa a Rede Municipal de Proximidade da Administração Central e Local, constituída por cinco Espaços do Cidadão distribuídos ao longo do concelho do Marco de Canaveses.

Recorde-se que no dia 20 de junho, já haviam sido inaugurados os Espaços do Cidadão dos Paços do Concelho e de Alpendorada, Várzea e Torrão.

Os Espaços do Cidadão visam aproveitar a oferta de serviços públicos 'online' da Administração Pública para, através de parcerias com as Câmaras Municipais, prestar um atendimento digital assistido.

Uma política de modernização e simplificação administrativa, «que tem por objetivo fazer a racionalização do território, aproveitando as potencialidades das novas tecnologias. Estamos perante um serviço moderno, que qualifica o nosso concelho», explicou o Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, José Mota.

«O cidadão pode aqui aceder a vários serviços de organismos públicos centrais e recolher informações úteis ou realizar tarefas que, de outro modo, implicariam deslocações demoradas e dispendiosas», ressaltou.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, «a proximidade é a marca identificadora do Poder Local, vocacionado cada vez mais, para a prestação de serviços, cuja descentralização, graças às novas tecnologias não pára de crescer. O Poder Local faculta-nos hoje, ao “pé da porta”, serviços que há muito pouco tempo, só existiam nos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto)».

No Espaço do Cidadão, pode-se, por exemplo, fazer a inscrição no Centro de Saúde, marcar consultas médicas, entregar documentos de despesa da ADSE, solicitar o Cartão de Saúde Europeu, alterar a morada no Cartão de Cidadão, pedir a revalidação ou a 2.ª via da sua carta de condução, entregar requerimentos de pensões de velhice para a Caixa Geral de Aposentação ou Centro Nacional de Pensões ou até pedir a isenção de taxas moderadoras.

Tudo isto e muito mais, bem como ainda todo um conjunto de serviços municipais, num único balcão e através da internet, tendo o cidadão sempre a seu lado alguém que o irá ajudar a navegar pelos serviços da Administração Pública e a resolver os seus problemas.

 

Outras notícias