Hora local: 18:20
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Milhares de pessoas assistiram às marchas populares no Marco de Canaveses

2017/07/13

No passado dia 8 de julho, foi noite de Marchas Populares na cidade do Marco de Canaveses. Integrada na programação das Festas do Marco, a iniciativa é sempre aguardada com grande entusiasmo e expectativa pela comunidade marcoense.

Um evento da responsabilidade da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e que contou com a participação de oito marchas provenientes de várias freguesias do concelho.

Cumprindo a tradição, milhares de pessoas assistiram a um magnífico espetáculo de cor, música e dança, pautado também pela elevada qualidade, como tem sido hábito por parte dos grupos participantes.

A concentração das marchas ocorreu junto ao Tribunal Judicial do Marco, dando depois lugar ao desfile pelas principais artérias da cidade, em direção ao Estádio Municipal, onde realizaram as suas alegres coreografias.

Participaram na edição 2017 das Festas do Marco, a Marcha de Santo Isidoro e Livração que cantou "Morangos a Suspirar"; Marcha de Carcavelos - Alpendorada, Várzea e Torrão com o tema "Na Rota das Especiarias"; Marcha de Tabuado/ Várzea, Aliviada e Folhada - Centro Social Interfreguesias que trouxe "Feira, Festas e Romarias"; Marcha da Freguesia de Constance com a temática "Corações do Ultramar"; Marcha de Soalhães - Casa do Povo de Soalhães que celebrou ""Os Moinhos"; Marcha de Avessadas e Rosém - Associação Cultural e Desportiva de Avessadas que apresentou a "Nova Tradição"; Marcha de Sobretâmega com o tema a "Pintura" e, por último, a Marcha do Marco que evocou o "Mercado Medieval de S. Nicolau".

Este ano, as Marchas Populares envolveram mais de 600 pessoas, entre marchantes, figurantes e músicos que deram corpo a esta tradição popular, onde o passado e o presente se interligam, reforçando a identidade das gentes de Canaveses.

Dirigindo-se à imensa moldura humana presente no Estádio Municipal, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses sublinhou «a grandiosidade deste grande espetáculo, uma manifestação popular e cultural que só é possível graças ao envolvimento, dedicação e entrega de várias centenas de voluntários que dinamizam a vida dos lugares, freguesias e coletividades da nossa terra».

As Marchas Populares do Marco de Canaveses «têm como objetivo celebrar as tradições populares, fomentando o convívio e o intercâmbio intergeracional», referiu Manuel Moreira que realçou ainda a «qualidade e profissionalismo das marchas participantes e isso revela também que o associativismo e o bairrismo continuam a ser fatores determinantes para o sucesso deste evento marcante, que se tornou já uma referência nas Festas do Marco. A todos o meu sincero, muito obrigado», concluiu.

A noite terminou com uma sessão de fogo-de-artifício.

Outras notícias