Hora local: 08:17
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Orçamento Participativo Nacional: votações até 10 de setembro

2017/07/25

Estão abertas até 10 de setembro as votações do primeiro Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Os cidadãos portugueses e os cidadãos estrangeiros com residência em Portugal, com idade igual ou superior a 18 anos, poderão decidir como investir 3 milhões de euros, votando nos projetos da sua preferência, nas áreas da cultura, da ciência, educação e formação de adultos e da agricultura em Portugal continental e nas áreas da justiça e da administração interna nas Regiões Autónomas.

No total, são 601 projetos nacionais e regionais a votação, validados após análise técnica, e que se encontram agrupados da seguinte forma:

• Quanto à extensão geográfica, 202 projetos de âmbito nacional e 399 projetos de âmbito regional;
• Quanto ao setor, 287 projetos na área da Cultura, 100 na Agricultura, 98 na Ciência e 96 na Formação de adultos;
• Quanto à distribuição geográfica, 150 projetos no Centro, 97 na zona Norte, 72 no Alentejo, 45 na zona Algarve, 17 na Área Metropolitana de Lisboa, 10 na Madeira e 8 nos Açores.

Cada cidadão tem direito a dois votos (um para projetos nacionais e outro para projetos regionais). A lista de projetos encontra-se disponível em www.opp.gov.pt, sendo possível votar online através da página do OPP e via sms, com mensagem para o número 3838 com o seguinte texto: OPP número do projeto nic

Em setembro serão anunciados os projetos vencedores desta primeira edição do Orçamento Participativo Portugal, os quais, em outubro, serão apresentados e inscritos nos respetivos orçamentos. Posteriormente, será efetuada uma avaliação global da primeira edição do Orçamento Participativo e dar-se-á início aos preparativos da segunda edição.

Outras notícias