Hora local: 08:16
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses um dos municípios com Melhor Eficiência Financeira

2017/08/01

Foi recentemente publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017, - com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho -, obra de referência no acompanhamento da situação financeira das autarquias e, de novo, o esforço de consolidação económico-financeira do Município do Marco de Canaveses merece destaque positivo a vários níveis.

Desde logo, Marco de Canaveses surge entre os 100 municípios com melhor eficiência financeira. O Município Marcoense ocupa ainda a 3.ª posição do Ranking Global dos cinco melhores Municípios do Distrito de Porto e o 1.º lugar na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

No estudo pode constatar-se igualmente que Marco de Canaveses está na posição 29.ª posição do total dos Municípios Portugueses que pagaram um maior volume de despesa em juros, o que significa que cada marcoense pagou, em 2016, o equivalente a 216,10 € de juros da dívida contraída em 2004.

Relativamente aos Municípios com Grau de Execução de Receitas Líquidas superior às Despesas Comprometidas, o Marco de Canaveses situou-se no 25º lugar, com uma execução das receitas superior às despesas em 19,3%.

Destaque ainda no período em análise, relativo a 2016, para Marco de Canaveses que ocupa a 43.ª posição no Ranking dos Municípios de média dimensão com menor prazo médio de pagamento aos seus fornecedores (a seis dias), ocupando também a 5.ª posição dos 308 Municípios com Maiores Resultados Económicos.

Números que atestam, mais uma vez, a estratégia seguida por Manuel Moreira e pelo seu executivo, assente na implementação de políticas sociais e económicas tendentes a possibilitar melhores condições de vida às famílias marcoenses e a impulsionar o desenvolvimento económico do concelho.

«Fruto de uma gestão rigorosa, séria e transparente, sempre focada na defesa dos superiores interesses dos marcoenses, ao longo dos últimos 12 anos, o Município de Marco de Canaveses goza atualmente de uma situação financeira estável e equilibrada, como o demonstra a referente publicação, e que evidencia o Marco de Canaveses como um dos melhores municípios da região e de Portugal», notou o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira.

Outras notícias