Hora local: 13:19
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Mais de 1800 alunos partilharam 9º Encontro Municipal Eco-escolas

2017/06/05

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses promoveu hoje, dia 5 de junho, na EPAMAC, em Rosém, o 9.º Encontro Municipal Eco-Escolas, assinalando-se igualmente o Dia Mundial do Ambiente.

A iniciativa contou com a participação de 32 estabelecimentos de ensino do concelho inscritos no programa Eco-Escolas 2016/2017, envolvendo mais de 1800 alunos, num evento de sucesso e de grande impacto a favor do ambiente e da sustentabilidade.

A alegria foi uma constante durante todo o dia, com as crianças a desenvolverem diversas ações lúdicas e pedagógicas relacionadas com questões ambientais.

As eco-escolas dinamizaram oficinas de reciclagem e reutilização criativa de vários materiais; oficinas de plantas aromáticas; workshops e exposições com vários trabalhos reciclados, elaborados ao longo do ano.

Houve ainda desfiles de trajes reciclados, canções e hinos ao ambiente.

O Presidente e o Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira e José Mota, participaram no Encontro, partilhando com as crianças e jovens experiências únicas.

Desde 2008 que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem vindo a promover o programa Eco-escolas junto da comunidade escolar, alertando para a importância da adoção de práticas ambientais que preservem o Planeta Terra e assegurem um futuro próspero para as gerações vindouras.

Para José Mota, Vice-presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal, «é uma grande satisfação, reunir neste Encontro mais de 1.800 pessoas, que efetivamente se preocupam com os assuntos do ambiente, que se relacionam com a noção de qualidade de vida e com as condições dos espaços onde se vive. A gestão ambiental é muito importante porque tem consequências diretas na vida quotidiana das pessoas. São essas as preocupações do Município e é isso, sobretudo, que procuramos transmitir».

Contudo, «temos noção que é também uma responsabilidade», pois «é um trabalho permanentemente inacabado e exige que se continue a fazer caminho, mobilizando as escolas e a população em geral para as preocupações ambientais», notou.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira agradeceu «o envolvimento e a colaboração ativa» de todos os parceiros, para que «os nossos alunos tivessem um dia em grande, alegre e ecológico, e que traduz em pleno este grande projeto de cariz ambiental que temos vindo a impulsionar no nosso concelho. Há 9 anos começamos com uma escola e hoje, é com grande alegria, que temos 32 escolas inscritas no programa Eco-Escolas», realçou.

Refira-se ainda que as atividades desenvolvidas contaram com a colaboração das eco-escolas do concelho; da Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE; da empresa de recolha de resíduos sólidos urbanos FOCSA; da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC e do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal.

Outras notícias