Hora local: 03:12
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Novo Provedor do Cidadão com Deficiência do Município de Marco de Canaveses tomou posse

2017/09/22

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses designou Cristiano Magalhães como o novo Provedor do Cidadão com Deficiência do Município. O colaborador já tomou posse e encontra-se a exercer funções no edifício dos Paços do Concelho.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses já havia instituído a figura do Provedor do Cidadão com Deficiência em 2006.

«Na altura, senti ser o momento de dar uma voz ativa aos cidadãos diferentes e institui a figura do Provedor do Cidadão com Deficiência, sendo o lugar preenchido pelo Luís de Magalhães. Um jovem com deficiência, da nossa terra, que tinha uma enorme vontade de trabalhar no que concerne a sensibilizar a população e as instituições para as questões que preocupam os cidadãos com deficiência. Infelizmente não conseguiu vencer um problema grave de saúde», lamentou o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Após os municípios do Porto e da Lousã, Marco de Canaveses tornou-se o terceiro Município de Portugal a contar com a figura de Provedor do Cidadão com Deficiência, tendo ainda Manuel Moreira procurado sensibilizar os autarcas de outros municípios para a criação desta figura.

Entretanto, pela necessidade de haver um apoio de maior proximidade com as instituições e os cidadãos com deficiência no concelho, dando continuidade ao trabalho desenvolvido, «e porque queremos que o Marco de Canaveses seja, cada vez mais, um município justo, solidário e inclusivo, designamos para o cargo o jovem Cristiano Magalhães, que já colabora connosco, no Espaço do Cidadão dos Paços do Concelho», explicou Manuel Moreira dando nota que «o Cristiano Magalhães não estará afeto apenas aos assuntos relacionados com a deficiência, mas irá dentro do possível desenvolver ações de sensibilização, estará disponível para receber os cidadãos que assim o desejarem, perceber as suas necessidades e preocupações, e procurar uma resposta adequada às mesmas».

E porque o Município do Marco de Canaveses faz parte de um projeto maior, de desenvolvimento integrado do território, na sub-região do Tâmega e Sousa, refira-se ainda que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) tem também um Provedor do Cidadão com Deficiência, «com o qual iremos procurar criar planos de trabalho e parcerias úteis», notou o Autarca.

Outras notícias