Hora local: 03:12
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses dispõe de infraestrutura inovadora: "Smart Spot"

2017/10/03

O Município do Marco de Canaveses tem, desde o dia 29 de setembro, disponível uma infraestrutura inovadora denominada "Smart Spot".

Um projeto municipal que teve como objetivo criar um posto (spot) inteligente, alimentado a energias renováveis (energia solar), que forneça serviços como iluminação pública LED no local, sinalética, informação sobre o meio ambiente e, ainda, WIFI gratuito.

A estrutura, sob a forma de um trevo de quatro folhas, fornece ainda carregamento de telemóveis, smartphones e informações ao munícipe (através de um pequeno portal web).

«Trata-se de um equipamento moderno e inovador, que proporciona gratuitamente vários serviços: iluminação, internet e informação diversa, com recurso às energias renováveis, neste caso, a luz solar. No fundo queremos que os marcoenses, e quem nos visita, possam usufruir da nossa cidade sem ter de prescindir das novas tecnologias, das redes de informação e sociais, sempre em permanente contacto com todo o mundo», disse Manuel Moreira.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses «é fundamental acompanhar as novas tecnologias e os seus benefícios, onde temos em plena harmonia os espaços públicos e conceitos modernos e inovadores».

O equipamento será reproduzido e instalado em mais pontos do concelho de forma a melhorar os serviços web e a cobertura de banda larga no concelho.

 

 

Outras notícias