Hora local: 18:12
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Rancho de Sto André de Vila Boa de Quires viveu XIX Festival de Folclore

2017/08/02

O Rancho de Santo André de Vila Boa de Quires realizou este sábado, dia 29 de julho, o seu XIX Festival de Folclore como é habitual desde a sua fundação em 1998.

O Festival teve lugar, mais uma vez, junto ao monumento das Obras do Fidalgo e teve início com a concentração e desfile dos grupos etnográficos, seguindo-se uma noite de cultura popular.

Este ano o Festival contou com a participação do grupo anfitrião: Rancho Folclórico de Sto André de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses); do Rancho Folclórico "Os Camponeses do Freixo" (Mortágua); do Grupo Folclórico "Os Fogueteiros de Arada" (Ovar) e ainda o Grupo Folclórico "As Lavradeiras da Trofa" (Trofa).

O público presente teve, assim, a oportunidade de apreciar mostras etnográficas de diferentes concelhos da região Norte, que através dos seus trajes, danças e cantares, fazem reviver as raízes da cultura portuguesa e dão a conhecer usos e costumes que perduram na memória das gerações através do folclore.

Em representação da Federação de Folclore Português, Luís Elias, felicitou o Rancho de Santo André de Vila Boa de Quires pela «realização de mais uma edição do seu festival, trazendo tantas pessoas até este local, unindo o património, a cultura e a etnografia».

Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, Fernando Monteiro, agradeceu «a presença dos grupos participantes em mais uma festa de folclore que realizamos na nossa terra. Todos os anos, temos procurado fazer sempre melhor, porque este Festival é um digno espetáculo da cultura tradicional», mostrando-se ainda satisfeito com presença de muitos cidadãos e, «em especial do Sr. presidente da Câmara Municipal, o meu amigo Dr. Manuel Moreira, que nunca faltou a um festival, fazendo sempre questão de partilhar connosco, com a nossa freguesia, esta nossa festa do folclore».

Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, revelou «estar feliz por poder aqui estar mais uma vez neste festival», considerando que a «celebração do folclore, desempenha um importante papel na preservação dos costumes e tradições mais genuínos da nossa terra e da região, salvaguardando e valorizando um património cultural único», disse o Edil.

O Autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Rancho de Santo André de Vila Boa de Quires que «procura passar aos mais novos o testemunho do passado e o gosto pela preservação da cultura popular das gerações ancestrais, num importante papel de serviço público e de promoção da cultura marcoense».

Outras notícias