Hora local: 04:46
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Requalificação urbana e paisagística do Largo de Eirô reforça funcionalidade dos espaços públicos

2017/08/23

Foram inauguradas, na tarde do dia 19 de agosto, as obras de requalificação urbana e paisagística do Largo de Eirô, em Banho. Os trabalhos representaram um investimento municipal no valor de 50 mil euros.

Esta obra pretende criar uma relação de equilíbrio entre a funcionalidade dos espaços urbanos e as condições de vida da população, contribuindo para uma melhoria significativa não só a nível urbanístico, mas também ambiental e paisagístico.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado do Vice-presidente José Mota e do Presidente da Junta de Freguesia de Banho e Carvalhosa, António Pinto, descerraram a placa comemorativa da inauguração do Largo de Eirô, abençoada pelo Pároco António Jorge.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Banho e Carvalhosa, António Pinto, «este é um investimento importante pois trata-se de uma obra há muito desejada pela população. Temos aqui um espaço pensado e criado para as pessoas, para que aqui possam ter momentos de alegria e de convívio, usufruindo assim de um espaço que está muito melhor e mais bonito».

«Um espaço outrora desqualificado e que agora tem passeios, paragem de autocarro, bancos, jardins, uma pérgola, e fontanário, transformando-se num ponto de encontro para as pessoas de Banho», realçou o Autarca lembrando ainda «todo um conjunto de obras que foram realizadas ao longo da freguesia, nomeadamente aqui em Banho, com várias pavimentações importantes».

Congratulando-se com a realização «de mais uma obra importante para a freguesia de Banho e Carvalhosa, e em particular para o lugar de Banho», o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, afirmou-se «feliz por ter concluído este compromisso que tinha, de facto, já alguns anos. Mas o nosso objetivo foi sempre beneficiar, de forma gradual e séria, as nossas freguesias e os seus lugares. E agora temos aqui um Largo de Eirô requalificado, melhor, mais bonito e funcional. Não quisemos descaracterizar a sua história e identidade, mas sim valorizar, atualizar e potencializar este espaço, em termos urbanos e paisagísticos, oferecendo mais segurança e bem-estar à população».

Manuel Moreira sublinhou ainda a importância de «valorizar a paisagem, os equipamentos e espaços públicos e o património existente, conferindo aqui até uma nova centralidade a Banho, visto ser um ponto de encontro de gerações», referindo ainda que «em breve irá avançar uma outra obra importante, a nova igreja de Banho, sendo que a Câmara Municipal já doou à paróquia a antiga EB1 de Banho, a partir da qual será construída a igreja. A adjudicação da construção da 1ª fase vai ser anunciada amanhã, numa obra que contou também com o projeto de arquitetura e especialidades pela Câmara Municipal e iremos ainda atribuir um apoio financeiro, na angariação de fundos que está a decorrer, para que a obra possa começar dentro de poucos dias e possa, assim, ser concluída e paga esta 1ª fase», o Edil.

Outras notícias