Hora local: 04:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Câmara Municipal lança campanha “lixo no chão NÃO!”

2018/06/05

"Lixo no chão NÃO!" é o nome da campanha de sensibilização ambiental que a Câmara Municipal de Marco de Canaveses lançou hoje, 5 de Junho, no âmbito da celebração do “Dia Mundial do Ambiente”, com o objetivo de manter a cidade limpa, procurando melhorar comportamentos dos munícipes e de quem usa a via pública.

A ideia é salientar que a cidade tem de ser cuidada por todos e que temos de a tratar como se fosse a nossa casa, mantê-la limpa como se fosse a nossa casa.

A campanha de sensibilização ambiental abrange os princípios da separação de resíduos, da deposição destes nos contentores e não na via pública e à hora certa, ou seja, o mais próximo possível dos horários de recolha, na perspetiva de abarcar uma consciência cívica de que a cidade tem de ser tratada por todos.

A separação e recolha de resíduos urbanos assim como, a higiene e limpeza urbana, são cada vez mais uma questão de atitude e nesse sentido, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses em colaboração com a empresa FCC, S.A., tomaram a decisão de lançar a campanha de sensibilização, cujo objetivo se prende com a informação e comunicação de regras de acondicionamento, deposição e separação dos resíduos urbanos.

O principal público-alvo da campanha é a comunidade local enquanto núcleo produtor de resíduos, que tem também a pretensão de alertar que as responsabilidades nesta matéria devem ser partilhadas por todos e que só desta forma se poderá obter um ambiente urbano de melhor qualidade.

A campanha “lixo no chão NÂO!” tem como objetivos primordiais a melhoria da operacionalização dos serviços de recolha de resíduos indiferenciados e seletivos, e a consciencialização da comunidade local para as vantagens individuais decorrentes da adoção de rotinas pró-ambientais, para além de explicar as boas práticas na gestão dos resíduos urbanos, com conselhos e ações práticas para a correta utilização dos equipamentos de deposição coletiva de recolha de resíduos urbanos.

A educação e a sensibilização ambiental têm-se revelado fundamental para o sucesso da estratégia definida rumo a um desenvolvimento sustentável, no qual se preconizam os vetores ambientais, económicos e sociais, no processo de desenvolvimento do Concelho e na promoção da cidadania.

Assim, no âmbito da campanha, foram hoje colocados 10 painéis informativos nos Mupis existentes na malha urbana da cidade e cartazes em formato A3 nas sedes das Juntas de Freguesia, com a informação sobre esta temática.

O civismo tem e deve imperar e a cidade tem de se tornar limpa. O esforço que a Câmara conduz todos os dias é muito grande e com a contribuição de todos poderá ser muito melhor.

Outras notícias