Hora local: 11:19
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco de Canaveses homenageia os Emigrantes da terra e estabelece protocolo para a criação de um novo Gabinete de Apoio ao Emigrante

2018/08/03

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai homenagear os emigrantes marcuenses com a organização da edição de 2018 da Festa do Emigrante, no dia 15 de agosto, no Castelinho, freguesia de Avessadas e Rosém.

“A melhor homenagem que podemos prestar aos nossos emigrantes é trabalhar diariamente para criar cá as oportunidades que eles foram procurar lá fora, e apoiar as suas famílias. Todavia, e porque esse é um trabalho que não depende apenas da Câmara Municipal, continuamos empenhados em prestar-lhes o melhor apoio possível. A partir de dia 15 de agosto, o Município vai contar com um verdadeiro serviço de apoio aos emigrantes”, diz a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses Cristina Vieira, referindo-se à assinatura de um novo protocolo, de 2ª geração, entre a autarquia e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, momento que vai acontecer durante a Festa do Emigrante e que conta com a presença do Senhor Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Luís Carneiro.

Este novo Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) terá como objetivos a criação de uma estrutura de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que estejam em vias de regresso, ou ainda a residir nos países de acolhimento. Numa primeira fase, o gabinete pretende essencialmente responder às questões inerentes ao regresso e reinserção dos emigrantes, normalmente relacionadas com a segurança social, equivalência de estudos, aquisição de nacionalidade, investimentos, duplas tributações, pedidos de colocação no estrangeiro ou assuntos jurídicos, entre outras.

A médio prazo, em conjugação com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o objetivo da GAE é dinamizar as potencialidades económicas do Concelho junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo, onde se estima existirem mais de cem mil empresas portuguesas.

Além da assinatura do novo protocolo, o dia 15 de agosto ficará marcado por um programa diversificado, que promete muita animação com a atuação do grupo musical André Marinho.

“Queremos festejar esta época do ano em que as famílias voltam a estar juntas, em que revivem memórias e as saudades dão lugar à alegria. A grande maioria das famílias marcuenses tem emigrantes, nesta festa queremos brindar à felicidade por termos os nossos por perto”, sublinha Cristina Vieira.

A aposta da Câmara Municipal numa política de proximidade aos emigrantes marcuenses tem-se feito também através dos novos meios de comunicação, com a publicação de conteúdos e a transmissão de eventos de grande tradição através das redes sociais, muito usadas pelos emigrantes para comunicarem com a terra natal. “Temos recebido muitas mensagens de emigrantes marcuenses que nos agradecem por publicarmos fotografias e vídeos dos nossos eventos porque dessa forma também se sentem a participar neles. É efetivamente uma forma de mesmo longe, continuarem a viver intensamente a terra natal, e acompanhar os acontecimentos mais significativos do concelho. Isso deixa-nos muito sensibilizados e vamos continuar com essa aposta”, conclui a autarca.

 

A Festa do Emigrante 2018 conta com a seguinte programa:

11H00 – Missa Solene;

12H00 – Hastear da Bandeira acompanhada de uma salva de 21 morteiros, atuação do Grupo de Bombos São Martinho de Avessadas e almoço convívio;

-Assinatura de Protocolo do Gabinete de Apoio ao Emigrante com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Dr. José Luís Carneiro

14H30 - Tarde de Convívio e Animação Musical com:

Grupo de Bombos de São Martinho de Avessadas

Grupo Musical André Marinho

 

Outras notícias