Hora local: 20:42
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Alunos de Toutosa ficam em 2.º lugar em concurso nacional entre 127 escolas

2018/08/03

A EB 2, 3 de Toutosa de Marco de Canaveses ficou em 2º lugar no concurso nacional Criar com Estilo “A Minha Floresta em Tecido” do 2º escalão.

Esta atividade, surge no âmbito de uma parceria entre a H- Sarah Trading e o Programa Eco-Escolas, que pretende (in)formar acerca da importância da gestão dos resíduos têxteis, promovendo a sua reutilização e correto reencaminhamento para reciclagem.

No concurso participaram 127 escolas que foram desafiadas a participar em duas atividades: Recolha com Estilo (recolha de roupas, calçado e brinquedos) e Criar com Estilo “A Minha Floresta em Tecido” (criação de árvore nativa da região em tecido, com um pormenor da mesma, tamanho A3).

O carvalho foi a árvore escolhida pelos alunos de Toutosa, não só pelo facto de ser uma árvore autóctone, mas também porque é uma das árvores dos espaços verdes daquela escola.

O trabalho premiado foi realizado pelos alunos da turma D do sexto ano, sob a coordenação da professora Manuela Reis.


Descrição:

O trabalho foi realizado num cartão prensado (tamanho A3) onde se criou um cenário campestre com recurso à colagem de diferentes tecidos sobrepostos. Posteriormente, procedeu-se à elaboração da estrutura da base da árvore em tecelagem, tendo a teia sido feita com fio norte e a trama com fio de lã de cores variadas. O tronco do carvalho foi feito com recurso a uma agulha de arraiolos e fios de lã de três tons diferentes de castanho. As raízes foram representadas com fios de lã castanha escura de diferentes tamanhos, aplicados a partir da base do tronco. A copa foi executada com fios de lã de vários tons de verde, pretendendo representar diferentes fases do desenvolvimento da árvore. O pormenor da árvore escolhido para ser representado foi o fruto – a bolota – que, quando enterrada na terra, germina para dar um novo carvalho, perpetuando a sua espécie. Para a sua execução foi utilizada uma base de cortiça, de modo a conferir volume, revestida com fios de lã de diferentes cores, representando os seus tons originais.

 

Outras notícias