Hora local: 16:31
logotipo
Você está aqui: Página inicial

EXPOSIÇÃO “ARQUEOLOGIA. CIÊNCIA QUE ESTUDO O PASSADO” INAUGURADA NO ESPAÇO ARTE DO MUSEU MUNICIPAL CARMEN MIRANDA

2018/04/13

No âmbito das atividades de dinamização cultural do Município, o Museu Municipal Carmen Miranda inaugurou, esta sexta-feira, 13 de abril, a exposição “Arqueologia. Ciência que estuda o passado”.

Desenvolvida pela Escola Profissional de Arqueologia em parceria com o Museu Municipal Carmen Miranda, esta iniciativa pretende ser uma mostra de artefactos arqueológicos, revelando-se como elementos essenciais para o estudo sociocultural e da ocupação do território português ao longo de vários milénios.

Assente numa perspetiva cronológica, permite ao visitante acompanhar a linha temporal que marca os principais períodos da evolução humana, com artefactos proveniente de sítios arqueológicos de todo o país, evidenciando-se, ainda, de forma particular, o património arqueológico do concelho do Marco de Canaveses.

Pedagogicamente, a exposição é demonstrativa de todo o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos, desde a escavação de campo, até ao estudo e tratamento dos materiais recolhidos nas escavações, culminando no momento em que são depois expostos ao público.

A exposição pretende também divulgar o vasto potencial arqueológico que o concelho de Marco de Canaveses possui, com mais de 150 sítios inventariados, sensibilizando todos os visitantes e, especialmente os marcuenses, para a defesa, proteção, estudo e valorização do património,

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses e o Museu Municipal Carmen Miranda associam-se assim, às comemorações do «Ano Europeu do Património», iniciativa que juntamente com outras como a Assembleia Municipal de Jovens, irão marcar a agenda cultural do Município.

 

Outras notícias