Hora local: 14:17
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Comitiva de Geminação de Marco de Canaveses visitou oficialmente Saint-George-lès-Baillarrgeaux - França

2018/04/24

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, realizou entre os dias 19 a 22 de abril, uma visita oficial à cidade francesa de Saint-Georges-lès-Baillargeaux, no âmbito da geminação entre as duas cidades, que este ano completa 25 anos. A comitiva marcuense foi liderada pela Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, que integrava também a Vereadora Municipal, Dr.ª Alexandra Rabaçal.

A receção preparada pelo Comité de Geminação de Saint-Georges-lès-Baillargeaux, foi presidida pelo Maire, Jean-Claude BOUTET, que tinha antecipadamente preparado e associado um programa oficial de visita.

A geminação com a cidade Saint-Georges-lès-Baillargeaux começou em 1993. As estadias nas respetivas cidades são organizadas anualmente, para descobrir esta região de França, ou em sentido inversos dar a conhecer e descobrir a nossa própria região de Marco de Canaveses. Os intercâmbios socioculturais são, portanto, organizados regularmente.

A geminação pode ser descrita como uma relação especial entre duas comunidades de diferentes países, que é incorporada nas trocas socioculturais. A ideia da geminação nasceu na Europa nos anos 50, depois do conflito que acabara de dilacerar o mundo e a Europa. Ficou claro que o único caminho a seguir em termos de relações internacionais era construir laços no nível mais básico, a comuna, e assim estabelecer relações comerciais com seus vizinhos. O objetivo inicial era trocar conhecimento, experiências, know-how em todas as áreas da vida local. Hoje permite a criação de ligações entre as associações dos dois municípios e a descoberta das regiões e culturas das cidades geminadas, bem como a influência internacional destas. Além disso, as comissões de geminação dos municípios de Marco de Canaveses e Saint-Georges-lès-Baillargeaux organizam anualmente a receção e/ou a visita dos habitantes das cidades geminadas.

Reuniões e questionários também são programados regulares dentro do Comitê de Geminação em cidades gêmeas.

Outras notícias