Hora local: 04:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

TONGOBRIGA – Dia Internacional dos Museus

2018/05/18

A Área Arqueológica do Freixo, um serviço da Direção Regional de Cultura do Norte, associar-se-á às comemorações do Dia Internacional dos Museus oferecendo - aos que manifestarem interesse em participar - uma visita guiada noturna à Exposição Permanente do Centro Interpretativo de Tongobriga e ainda às ruínas das áreas habitacionais, fórum e termas romanas, muralhas e balneário castrejo.

Desfrute da magia que só o luar consegue acrescentar à visita a sítios que já fervilharam de vida e movimento há cerca de dois mil anos.

Aos que o desejem, será ainda oferecida a possibilidade de visitarem duas outras exposições temporárias:

- Uma sobre a figura de António de Serpa Pinto (1768 – 1834), natural do Freixo, que desempenhou um papel de grande relevância por altura das Invasões Francesas, assegurando a defesa da Ponte de Canavezes;

- E outra sobre a importantíssima “Feira da Quaresma”, um evento de tradição milenar, extinto há pouco mais de cem anos, e que era uma das maiores feiras do Norte de Portugal.

Concentração dos visitantes: Centro Interpretativo de Tongobriga (em frente à Igreja Paroquial de Santa Maria do Freixo) no Sábado, dia 19 de Maio, às 21.30 h.

Duração estimada: 1 h. 30 m. (2 h. contando com as duas exposições temporárias, nas quais serão oferecidas aos visitantes duas pequenas brochuras, de edição conjunta (Junta de Freguesia do Marco  / Direção Regional de Cultura do Norte).

A participação é gratuita mas requer inscrição, que pode ser feita por email ( tongobriga@culturanorte.gov.pt ) ou por telefone ( 255 531 090 ).

Temos ainda um outro brinde-surpresa para os que participarem num pequeno passatempo.

É aconselhável trazer uma lanterna.

Outras notícias