Hora local: 09:42
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Inauguração da exposição “Breve história do parlamentarismo em Portugal”.

2019/04/09

Foi inaugurada hoje, dia 9 de Abril, a exposição “Breve história do parlamentarismo em Portugal”.
Trata-se de uma mostra itinerante, organizada pelo Museu da Assembleia da República, que conta a história do parlamentarismo português e dos espaços que o parlamento ocupa desde 1834.

A mostra é composta por 25 painéis que retratam as evoluções políticas, desde o liberalismo até à actualidade. Recua ainda à origem do Palácio de São Bento, que começou como um Mosteiro, em 1598, até à transformação em Palácio das Cortes, em 1833. Descreve também as adaptações e acrescentos ao actual edifício, e dedica especial atenção à história do Parlamento, a partir de 1976, com a referência aos partidos políticos representados, mostrando ainda o modo de funcionamento deste órgão de soberania nacional.

Na inauguração estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara, Mário Bruno Magalhães, o Adjunto da Presidência, Gabriel Carvalho, professores e alunos de algumas das escolas do municipio, membros da Assembleia Municipal de Jovens, que irá decorrer dia 29 de abril, convidados e municipes que se associaram ao ato inaugural.

A representar o Museu da Assembleia da República estiveram presentes o Dr. Francisco Távora e o Dr. João Gil, que, depois da cerimónia de abertura do Vice-presidente da Câmara, Mário Bruno Magalhães, fizeram uma visita guiada pormenorizada dos painéis que compõem a exposição a todos os presentes e restantes convidados, que ficaram a conhecer detalhadamente a origem do “Palácio de São Bento” e a sua história.

Com esta exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”, o público em geral tem a oportunidade de ficar a conhecer melhor a origem e a evolução da instituição parlamentar, assim como a história do edifício que acolhe a Assembleia da República, o antigo Convento de São Bento.

A exposição “Breve história do parlamentarismo português” pode ser visitada no Átrio dos Paços do Concelho do Marco de Canaveses até ao dia 26 de Abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

Outras notícias