Hora local: 11:05
logotipo
Você está aqui: Página inicial

CLAS aprova colocação de rampas no comércio local

2018/12/04

O salão nobre da Câmara Municipal do Marco de Canaveses recebeu, no dia 3 de dezembro, a reunião ordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, foi a Autarquia a levar à reunião uma proposta que seria aprovada por unanimidade para a colocação de rampas amovíveis junto dos principais núcleos de comércio do concelho.

“A Câmara Municipal tem uma preocupação constante com a construção de uma sociedade mais inclusiva e por isso mesmo estamos a querer ir mais além do que aquilo que a legislação nos obriga. Esta medida que apresentamos pretende adaptar os principais núcleos comerciais do concelho, mediante as necessidades, de rampas de acesso, que os técnicos da Câmara Municipal vão produzir e que depois vamos distribuir”, explica Cristina Vieira.

A presidente da Câmara lembra ainda que “a Autarquia dispõe de um Provedor do Cidadão com Deficiência do Município com o objetivo de intervir decisivamente para a defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência, contribuindo para a coordenação de políticas municipais que promovam a inclusão”.

A colocação das rampas é uma medida a ser implementada pela Câmara em colaboração com a Associação Empresarial do Marco e a CERCIMARCO. O CLAS constituiu recentemente cinco Grupos Temáticos que abordam áreas prioritárias de intervenção social do concelho e esta proposta surge como parte desta estratégia de reflexão e atuação que encontrará avanços significativos nos próximos tempos.

Nesta reunião do CLAS foi ainda apresentado por parte do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS/ CAERUS, o Diretório em resposta à ação integrada “Desenvolvimento de instrumentos facilitadores tendo em vista a mobilidade de pessoas a serviços públicos de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social” e produzida apresentação sumária de diagnóstico do trabalho desenvolvido pela RLIS – Rede Local de Intervenção Social. Foi ainda apresentado ponto de situação do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

A última sessão plenária contou com a presença da IRIS – Incubadora Regional para a Inovação Social, com a avaliação do Plano de Ação desenvolvido desde março último, deixando desafios a cumprir pelos parceiros da Ação Social durante o ano de 2019.

 

Outras notícias