Hora local: 11:06
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Marco recebe conferência sobre economia circular

2018/12/05

O Marco de Canaveses vai receber, no próximo dia 12 de dezembro, uma conferência subordinada à temática da economia circular nas compras públicas. O evento é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Intitulada de “Economia circular: a importância dos municípios na transição”, a conferência irá decorrer no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, entre as 14h00 e as 17h30. Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental, e Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, presidem à abertura da sessão.

A conferência enquadra-se no âmbito do projeto Tâmega e Sousa CIRCULAr, que está a ser desenvolvido pela CIM do Tâmega e Sousa e que tem por objetivo estimular as entidades públicas locais, nomeadamente as autarquias locais, as empresas municipais e as entidades intermunicipais para a promoção da economia circular, contribuindo, assim, para a concretização das agendas de transição para as compras públicas ecológicas e circulares.

Nesse sentido, pretende-se com esta conferência debater e refletir a temática da circularidade nas compras públicas, destacar a importância dos municípios neste processo e apresentar um manual de boas práticas de compras públicas circulares.

Dividida em dois painéis – “Compras públicas circulares: a mudança de paradigma” e “Transição para uma economia circular: desafios e oportunidades para os municípios” – a conferência irá reunir especialistas na área da economia circular e da contratação pública, designadamente Inês Costa, do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, Graça Fonseca, do Grupo de Trabalho para a Agenda Regional para a Economia Circular da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Luísa Magalhães, da Smart Wast Portugal, Joana Duro, da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Rodrigo Gonçalves, da Agência Portuguesa do Ambiente, Cristina Matos e Florinda Martins, do Instituto Politécnico do Porto.

A encerrar a sessão estará Armando Mourisco, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do espaço. Os interessados poderão inscrever-se até 11 de dezembro, através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

A conferência “Economia circular: a importância dos municípios na transição” insere-se no projeto Tâmega e Sousa CIRCULAr, financiado pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, através do Fundo Ambiental.

 

 

Outras notícias