Hora local: 14:49
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Município de Marco de Canaveses aprovou contratos para o Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Efluentes

2018/12/11

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses aprovou na última reunião do Executivo, realizada segunda-feira, 10 de dezembro, a proposta de «Contratos para o Fornecimento de Água, Recolha e Tratamento de Efluentes a celebrar entre Águas do Norte, Águas do Marco e Município de Marco de Canaveses para abastecimento de água na freguesia de Santo Isidoro e Livração, Légua na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e Outeiro na freguesia de Constance», a partir de reservatórios existentes designados por reservatório de Toutosa, reservatório da Légua e reservatório do Outeiro, bem como, recolha e tratamento de efluentes derivados da fossa sética coletiva, no lugar da Feiteira, na freguesia de Santo Isidoro e Livração.

Os referidos contratos tripartidos de fornecimento de água, recolha e tratamento de efluentes, visa, essencialmente, o abastecimento de água às áreas geográficas da freguesia de Santo Isidoro e Livração, Légua na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e Outeiro na freguesia de Constance, a partir de três reservatórios existentes. Bem como, a recolha e tratamento de efluentes derivados da fossa sética coletiva, na área geográfica no lugar da Feiteira, na freguesia de Santo Isidoro e Livração, conduzindo os mesmos através da rede de drenagem de águas residuais implantada na freguesia vizinha de Vila Caiz (concelho de Amarante) desde o coletor sito na rua de Selala de Baixo até à EE de Selala e posteriormente à ETAR da Ponte de Baia onde é realizado o respetivo tratamento.

O abastecimento de água aos reservatórios de Toutosa tem por base a autorização por parte das Infraestruturas de Portugal S.A., da instalação de conduta de água de 200m de extensão, na EN 312, Km 106,1 ao Km 106,3, do lado direito sentido ascendente freguesia de Santo Isidoro e Livração à freguesia de Vila Caiz no concelho de Amarante, e, incluindo a instalação de tubagens na passagem superior 084 na A4. De acordo com informação prestada à Câmara Municipal em 12 de novembro de 2018.

“É com satisfação que testemunho este ato tão relevante quer para as freguesias aqui mencionadas, quer para as políticas ambientais do concelho.” Afirma Mário Bruno Magalhães, Vice-presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que tem a seu cargo o pelouro do ambiente no Municipio.

“O acordo entre as três entidades «é um caso de sucesso», na medida em que, além de viabilizar o abastecimento de água às populações, «permite otimizar infraestruturas existentes». Mário Bruno Magalhães sublinhou ainda, a importância do trabalho conjunto das entidades envolvidas, nomeadamente o empenho do Professor Tentúgal Valente das Águas do Norte, para chegar a uma solução que, “há muito, as populações desejavam e que permite deixar um legado melhor às gerações vindouras”.

Visivelmente satisfeito com o acordo conseguido o Vice-presdidente da autarquia de Marco de Canaveses assumiu, “juntos conseguimos ultrapassar todos os obstáculos. Este é um passo importantíssimo no longo caminho que temos pela frente. Estamos todos de parabéns.”

Outras notícias