Hora local: 12:37
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Começaram a ser entregues os Kits de Música aos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Marco de Canaveses

2019/01/24

Começou hoje, dia 24 de janeiro, a entrega dos Kits de Música aos Jardins de Infância e às Escolas Básicas no Marco de Canaveses.

Para a Presidente da Câmara Municipal Cristina Vieira, que procedeu à entrega em alguns estabelecimentos escolares selecionados pelos Agrupamentos, “hoje entregamos simbolicamente estes Kits de música para que os professores possam fazer um melhor trabalho e as nossas crianças possam ter instrumentos musicais para melhor desenvolver as suas aptidões artísticas e musicais”.

Os instrumentos agora distribuídos vão permitir o melhor funcionamento da nova Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) “Outras Expressões”, em funcionamento desde outubro 2018, que engloba a expressão plástica, dramática, dança e música. Esta disciplina está a ser concretizada pela Artâmega, no primeiro ciclo, através de um protocolo em que a Câmara Municipal investe cerca de 50 mil euros. No pré-escolar, as aulas são asseguradas pelo corpo docente.

Além do investimento financeiro, a Câmara Municipal fez várias diligências junto do Ministério da Educação para que a este ano a Artâmega conseguisse o Contrato-Patrocínio com o Ministério da Educação, que além de permitir o ensino artístico gratuito aos alunos, garante também a sustentabilidade financeira da escola. “Este era um objetivo ambicionado desde a criação da Artâmega, há dez anos”, concluiu a autarca.

Os kits de música hoje entregues resultam do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM Tâmega e Sousa (PIICIE-TS), que está a ser implementado em simultâneo com o projeto #sucessoescolar no Marco de Canaveses. Os conjuntos são compostos por xilofone, maracas, ferrinhos, guizos, pratos, e castanholas para o pré-escolar e acresce, para os alunos do primeiro ciclo, de pandeireta, tamborim, caixa chinesa, cavalinho simples e cavalinho duplo.

 

Outras notícias