Objetivos

A realização do Concurso de Projetos Educativos em Proteção Civil «A Prevenção e a Segurança Presentes em Cada Cidadão» tem por meta alcançar os seguintes objetivos:

1. Incrementar aprendizagens fundamentais nos valores da
  • Cooperação/Paz
  • Ambiente/Riscos
  • Segurança/Autoproteção;
  1. Valorizar as dinâmicas curriculares tendo em vista o conhecimento dos Riscos e a capacitação individual para a prevenção na segurança comum;
  2. Dinamizar ao longo do processo de ensino o Referencial da Educação para o Risco (RERisco), desde a Educação pré-escolar ao Secundário, incluindo o Ensino Profissional;
  3. Aprofundar, ampliar e generalizar na comunidade educativa uma cultura preventiva de segurança em proteção civil.

Destinatários

O concurso é destinado a crianças da Educação pré-escolar e a jovens alunos de todos os diversos níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho do Marco de Canaveses.

Avaliação e Seleção

A avaliação será efetuada por um Painel de Avaliação composto por 3 (três) avaliadores independentes, designado pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) dos concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães.

O processo de seleção e avaliação dos projetos incidirá nos seguintes critérios:

– Qualidade global do projeto por referência aos objetivos do Concurso;

– Rigor na descrição da metodologia seguida;

– Qualidade dos produtos finais apresentados;

– Grau de interação com a comunidade educativa local e evidências de sustentabilidade do projeto;

– Originalidade do projeto.

Elegibilidade

Para efeito de concurso são elegíveis projetos pedagógicos, disciplinares e interdisciplinares, executados em Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho de Marco de Canaveses, no decurso do ano letivo 2022/2023 nas categorias seguintes:

Categoria 1 – Pré-escolar

Categoria 2 – 1.º Ciclo

Categoria 3 – 2.º Ciclo

Categoria 4 – 3.º Ciclo

Categoria 5 – Secundário.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas em envelope fechado no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Marco de Canaveses (sito na Avenida Futebol Clube do Marco) ou na sede do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos do Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE Marco-Cinfães), até às 17H30 do dia 24 de Abril de 2023.

Prémios

Serão selecionados 3 (três) projetos por cada categoria havendo lugar à atribuição de um primeiro lugar no valor de 500 euros, um segundo lugar no valor de 250 euros e um terceiro lugar no valor de 125 euros para cada categoria.

Mediante a qualidade dos trabalhos candidatos, o Júri reserva-se no direito da não atribuição de prémios.

A decisão do Júri é soberana, não havendo lugar a recurso.