CRO – CENTRO DE RECOLHA OFICIAL

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Marco de Canaveses, inaugurado em julho de 2017, situa-se na freguesia de Vila Boa do Bispo e funciona de forma contigua com as instalações cedidas pelo Município, através de Protocolo de Colaboração, à Associação dos Amigos dos Animais do Marco de Canaveses (ANIMARCO).
A ação do CRO de Marco de Canaveses tem como principal objetivo a promoção do bem-estar dos animais de companhia a cargo do Município, contribuindo, desta forma, para a manutenção da saúde publica dos seus munícipes.
As atividades realizadas prendem-se, maioritariamente, pela identificação e recolha de canídeos errantes que circulem na via pública e pela gestão da população canina alojada no CRO.
Os canídeos alojados no CRO são, na sua totalidade, submetidos a um controlo profilático que inclui a identificação eletrónica, a vacinação múltipla, a vacinação antirrábica e a desparasitação interna e externa.
Adicionalmente, o Protocolo de Colaboração estabelecido entre o Município e a ANIMARCO, com cedência de instalações e apoio financeiro mensal, contribui para a promoção da adoção responsável dos canídeos recolhidos.

CAMPANHA ADOTA

Esta é uma campanha de sensibilização e incentivo para a adoção responsável de animais do Centro de Bem Estar Animal do Marco de Canaveses.
Esta iniciativa é promovida pelo Município, através do Centro de Recolha Oficial (CRO) do Marco de Canaveses, e pela Animarco.
Para quem quiser adotar um animal, a Câmara Municipal suporta a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica.

APOIO À ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS

O apoio de esterilização de cães e gatos, destina-se aos titulares destes animais, residentes no concelho de Marco de Canaveses há pelo menos 1 ano, que se encontrem numa situação de dificuldade económico-financeira e que por falta de meios estão impossibilitados de realizar as esterilizações.
Nos termos deste Regulamento encontra-se em situação económico-financeira difícil, a pessoa requerente beneficiária, nomeadamente, de:

a) Complemento Solidário para Idosos;
b) Rendimento Social de Inserção;
c) Prestação Social para a Inclusão;
d) Pensão Social de Invalidez;
e) Pensão Social de Velhice;
f) Fundo de Emergência Social do Município de Marco de Canaveses (FES) no ano da candidatura ao presente apoio;

É ainda considerada em situação económico-financeira difícil a pessoa requerente, cujo agregado familiar possui um rendimento per capita igual ou inferior a 0,5 IAS, o Indexante dos Apoios Sociais.
As esterilizações serão realizadas preferencialmente no CRO do Marco de Canaveses, sem prejuízo de poderem ser realizadas em clínica médico-veterinária devidamente credenciado para o efeito, quando por questões de organização de serviço, o CRO se encontre impossibilitado de proceder à sua realização.
O apoio à esterilização de animais de companhia tem como limite dois animais por espécie e por agregado familiar.
O presente apoio apenas se aplica mediante o cumprimento de cumulativo de condições, nomeadamente, o animal de companhia deve estar devidamente identificado e possuir o respetivo registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia), possuir o boletim sanitário com a vacinação antirrábica válida e estar devidamente licenciado na junta de freguesia de residência do titular.