PARQUES DE LAZER E MERENDAS

 

Parque Fluvial do Tâmega. Situado em Sobretâmega, à entrada da cidade e junto ao rio Tâmega, é um espaço dotado de diversas valências para usufruto da população e dos visitantes. O espaço está dotado de um parque infantil; de um circuito pedonal, geriátrico e de manutenção com 1,5 km de extensão; de plataformas de pesca; de uma fluvina com capacidade para 40 embarcações; de um centro náutico que dispõe de um restaurante panorâmico e do aluguer de caiaques e paddle; de um bar de apoio e de um parque de merendas com churrasqueira e 18 mesas com capacidade para 180 pessoas. Parque público.

Parque de Lazer da Cidade: Situado em pleno coração da cidade do Marco de Canaveses, o Parque de Lazer da Cidade dispõe de um circuito pedonal e de manutenção com 1,3 km de extensão; um campo de jogos; um miradouro com vista sobre o rio Tâmega; um parque infantil; um bar de apoio e de um parque de merendas com churrasqueira, 20 mesas e capacidade para 160 pessoas. Parque público.

Parque de Lazer de Alpendorada e Matos: Situado em Alpendorada, junto ao rio Tâmega e próximo da barragem do Torrão, o Parque de Lazer de Alpendorada e Matos é um espaço de lazer e desportivo, dotado de diversas valências para usufruto da população e dos visitantes. O espaço tem uma extensão de 4 hectares e está dotado de uma zonas de miradouro com vista sobre o rio Tâmega; um circuito pedonal, geriátrico e de manutenção com 1 km de extensão; três campos de jogos para a prática de basquetebol, futebol e voleibol; uma casa restaurada, composta por uma sala polivalente e sanitários preparados para deficientes; um parque de merendas com 20 mesas em pedra e 20 mesas em madeira; amplos acessos ao parque e uma ampla zona de estacionamento de automóveis. Parque público.

Parque de merendas de Montedeiras: Situado em Sande, em plena Serra de Montedeiras, tem uma área de aproximadamente 2.400. Implementado numa zona de choupal, ampla e fresca está dotado de um bar de apoio; de uma área de mata com capacidade para diversas atividades; de um anfiteatro com materiais naturais que possibilita a realização de eventos; de um campo de jogos com balizas; de um espaço aberto para realização de diversas atividades designado por “Clareira do sol”; de 3 espaços com esculturas dinâmicas inspiradas na riqueza da fauna e da flora da serra de Montedeiras (as plantas, as aves e os mamíferos); de um espaço livre com sombra, ideal para as alturas do ano mais estivais; de áreas verdes de enquadramento e proteção à via pública, composta por maciços arbustivos de flora autóctone; de parque de merendas com 17 churrasqueiras e 30 mesas com capacidade para 180 pessoas e de um amplo parque de estacionamento (capacidade para 57 veículos ligeiros, diversos motociclos e três lugares para autocarros). Parque público.

Parque de merendas do Convento de Avessadas: Situado em Avessadas, junto ao Convento de Avessadas (Convento do Menino Jesus de Praga), é um parque de merendas privado, propriedade do Convento de Avessadas. Reservas: 255 538 150 / avessadas@carmelitas.pt.

Parque de merendas do Castelinho: Situado no Castelinho, ao lado do santuário da N. Sra. do Castelinho, mas numa cota mais baixa é um espaço amplo e fresco. O parque está dotado de uma churrasqueira e de 40 mesas em pedra com capacidade para 240 pessoas, bem como de um amplo espaço de estacionamento. Parque de merendas gerido pela Irmandade da N. Sra. da Natividade do Castelinho. Reservas: 933 196 300 / irmandade@senhoradocastelinho.pt.

Parque de merendas da N. Sra. do Socorro: Situado em Paredes de Viadores, junto ao santuário da N. Sra. do Socorro, está dotado de um bar de apoio, uma churrasqueira, 15 mesas e tem capacidade para 220 pessoas. Parque de merendas privado, propriedade da Fábrica da Igreja de Paredes de Viadores. Reservas: jfparedesdeviadores@sapo.pt.

Parque de Lazer Dr. Mota: Partilhado por Banho e Carvalhosa (Marco de Canaveses) e Castelões (Penafiel) é um parque publico com cerca de 50 mil m2. O parque dispõe de um circuito pedonal com aproximadamente de 2 km de extensão, uma ponte sobre o rio Odres, um campo de futebol de praia, um anfiteatro natural e um parque de merendas com mesas em madeira. Dispõe, ainda, de um parque de estacionamento publico. Parque público.